Origami

Foto Alex Batista



Origami é a famosa arte japonesa de dobrar papel. Grandes origamistas indicam a intensidade e a paixão como itens fundamentais para se aprender e executar a arte de dobrar papel. Um origamista profissional desenvolve técnicas e conhecimentos, que incluem até visão matemática. Mas, como em toda arte, a aliança entre talento e perseverança é o que faz toda a diferença.
Quem nos conta um pouco mais desta arte tradicional japonesa é o jovem casal Paulo Akio e Cíntia Mariko, que uniram suas aptidões e formaram a empresa A&M Origami.


Como surgiu o interesse pelo origami?
Cintia: Meu interesse por origami surgiu na infância. Por volta dos 5 anos meus pais me deram 1 livro de origami e me ajudaram a fazer o tsuru, o pássaro mais conhecido no origami. Depois, na escola japonesa, o professor sempre nos oferecia uma oficina no fim das aulas.
Paulo: O interesse surgiu nesta mesma escola japonesa. Posteriormente meu pai e irmãos foram ao Japão para trabalhar e sempre me enviavam livros e papéis de origami, aumentando ainda mais minha vontade de aprofundar nesta arte.


Que aptidões alguém que quer aprender origami precisa ter?
Paciência, atenção e persistência são necessários para quem quer aprender esta arte.

Vocês conseguem viver dessa arte?
Atualmente o origami é a nossa principal fonte de renda.

Há algum origami que vocês tenham criado?
Cintia: Não, infelizmente não temos este dom (rs)
Paulo: Por enquanto...


Que tipo de público procura mais o origami?
Pessoas que se interessam pela cultura japonesa e que sabem valorizar a arte, sabem o valor e o trabalho de uma arte totalmente manual.


Qual a importância da região da Liberdade no negócio de vocês? (citem os eventos que participam e a importância comercial e cultural)
A Liberdade tem grande importância nos nossos negócios. Como nosso trabalho associa a arte japonesa com os costumes brasileiros, o bairro, que é tradicionalmente conhecido pelos estabelecimentos comerciais e decoração voltados para a cultura japonesa, é um ponto estratégico para difundir ainda mais nosso trabalho, devido ao público diversificado que freqüenta o bairro as finais de semana.Participamos em três eventos que acontecem na Liberdade: em maio, no Bunka matsuri que acontece na sede do Bunkyo; em julho, no Tanabata matsuri - Festival das Estrelas e em dezembro, no Toyo matsuri, estas últimas festas acontecem na rua Galvão Bueno.




Tsuru O tsuru é uma ave sagrada japonesa chamada grou, que vive mil anos e é símbolo de felicidade no país. Diz a lenda, relatada no livro “Senbazuru Orikata” (Dobradura de mil garças) de Ro Ko Na, publicado em 1797, que o indivíduo que dobrasse 1000 tsurus teria direito a um desejo.



Powered By Blogger

COLABORE

Aqui é o espaço para trocar experiências, contar curiosidades, enviar as suas fotos, aventuras, para você expor sua história. Participe !

Deixe o nosso BLOG com um pouco de você !!!
Explore a Liberdade .

Envie o seu texto ou foto para:

consultzoom@gmail.com